Alterações fiscais tornam processo de reembolso de IRS mais complexo

por RTP

Foto: Sara Piteira - RTP

Alterações fiscais, sobretudo introduzidas pelo programa Mais Habitação, estão a dificultar o processamento das declarações de IRS. No entanto, fonte do ministério das Finanças disse à RTP que não se verificam "anomalias ou constrangimentos" na validação e liquidação das declarações e garante que os trabalhos estão a decorrer com normalidade.

O esclarecimento surge depois de o Correio da Manhã ter avançado que milhares de contribuintes estão a ser afetados por atrasos e que muitas declarações entregues no início de abril ainda aguardam validação.

O Fisco admite maior complexidade no processamento, sobretudo para quem entrega os anexos com anexos de rendimentos prediais e mais-valias - designadamente, por causa dos vários regimes das rendas antes e depois do programa Mais Habitação.

O Ministério diz que até agora, já foram entregues mais de quatro milhões de declarações de IRS, e registados mais de um milhão de reembolsos, pagos num prazo médio de quase 22 dias, menos dois que em igual período no ano passado.
pub